About

Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Bauza repete no São Paulo a receita das duas Libertadores que ele conquistou


edgardo bauza técnico são pauloO São Paulo é o representante brasileiro nas semifinais da Copa Libertadores 2016 e não se pode tirar o mérito do técnico argentino Edgardo Bauza nessa classificação.

Depois que o time foi eliminado do Campeonato Paulista, após levar uma goleada do Audax de 4 a 1, o treinador, com tempo para treinar a equipe – e também por ter mais contato com os jogadores –, transformou o São Paulo em um time muito mais organizado e seguro na defesa.

O período de treinamento e o trabalho do argentinoo também podem ser observados nos gols que o time tem marcado em jogadas de bolas paradas. Basta ver que o São Paulo garantiu a classificação para as semifinais marcando dois gols em cruzamentos para a área.

No primeiro jogo, no Morumbi, o gol de Michael Bastos surgiu após a batida de uma falta. Já o gol que garantiu a classificação da equipe, no Independência, o de Maicon, surgiu em um escanteio, em que o zagueiro são-paulino estava atrás do goleiro Victor na batida e se deslocou para desviar a bola no primeiro pau.

Mas é incrível como agora, no São Paulo, o técnico consegue ter - em três pontos - uma campanha similar aos times que ele treinou e levou à conquista da Libertadores: LDU (Equador), em 2008, e o San Lorenzo (Argentina), em 2014.

1 - Campanha na fase de grupos

Nas três edições, os times de Bauza precisaram de uma arrancada para garantir a classificação. Com a LDU a equipe começou com tudo, fez os dez pontos nos quatro primeiros jogos e, mesmo perdendo os dois jogos finais, se classificou.

Na campanha do San Lorenzo, ele conseguiu fazer quatro pontos nas duas últimas partidas e tirou a diferença no saldo de gols, se classificando com uma goleada de 3 a 0 contra o Botafogo.

Já neste ano, depois de uma derrota para o The Strongest na primeira rodada, em cinco jogos, fez nove pontos e, mais uma vez, garantiu a classificação em um jogo dramático na Bolívia, ao conquistar um empate contra o The Strongest na altitude de La Paz, quando terminou a partida com o zagueiro Maicon jogando como goleiro.

Pontos
LDU (2008) - 10
San Lorenzo (2010) - 8
São Paulo (2014) - 9

Vitórias em Casa
LDU (2008) - 2
San Lorenzo (2010) - 2 
São Paulo (2014) - 2

2 - Mata-mata - Força em casa e administrando fora
Nas campanhas do bicampeonato, Eduardo Bauza não perdeu em casa para chegar às semifinais.

Comandando a LDU foram quatro jogos com duas vitórias e dois empates. Já com o San Lorenzo foram quatro vitórias em casa – aproveitamento total. Agora, com o São Paulo, o time, até agora, mantém o aproveitamento de 100%, com triunfos sobre o Toluca e Atlético-MG.

Vitórias em casa (eliminatórias)
LDU (2008) - 2 (em quatro jogos)
San Lorenzo (2014) - 4 (em quatro jogos)
São Paulo (2016) - 2 (em dois jogos, até agora)

Gols tomados em casa (eliminatórias)
LDU (2008) - 3 (em quatro jogos)
San Lorenzo (2014) - 0 (em quatro jogos)
São Paulo (2016) - 0 (em dois jogos, até agora)

3 - Gols Salvadores
Nas campanhas vitoriosas de Bauza na Libertadores existem vários exemplos de gols salvadores - ou que surgiram no momento emque os times mais precisavam.

Se na atual edição tivemos os tentos de Calleri - o de empate contra o The Strongest -, a cabeçada de Michael Bastos no primeiro jogo contra o Atlético-MG e o gol de Maicon, que garantiu a vaga para as semifinais, em Belo Horizonte, no título de 2008, Bolaños, anotou, no campo do adversário, o tento que classificou a LDU no confronto contra o Estudiantes.

Bolaños repetiu o feito na partida contra o América (México), quando a equipe equatoriana se classificou para as finais graças o critério do gol qualificado. Por fim, Bolaños (mais uma vez) balançou as redes na decisão contra o Fluminense, na partida disputada no Maracanã, e o gol fez com que o título fosse decidido nos pênaltis.

No San Lorenzo foi a vez de Piatti marcar no minuto final o gol contra o Botafogo, que fez o time passar para a segunda fase, e o mesmo jogador anotou o gol do empate contra o Cruzeiro, na partida em Belo Horizonte. O tento levou o time argentino para as semifinais. Por fim, há o gol do título feito por Ortigoza, na decisão conta o Nacional (Paraguai).

Bauza parece ter achado um caminho para ganhar a Copa Libertadores. Será que sua receita vai funcionar mais uma vez, agora com o São Paulo? Está tudo saindo como programado.

Leia mais sobre a virada do São Paulo na Libertadores aqui 

Participe da Liga do Blog no Cartola FC clicando aqui (Liga Arquibancada)

Mais pitacos em @humbertoperon

Nenhum comentário: